A Lei nº 9.396 de 20 de dezembro de 1996 fixou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O artigo 40 salientava que “ A educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho.” ( texto original)
Em 1997 o Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP) foi uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho e Emprego visando a ampliação de vagas, a diversificação de oferta e a definição de cursos de forma adequada às demandas do mundo do trabalho e às exigências da moderna tecnologia. Desta forma, parceria com outros municípios foram realizadas para a oferta dos cursos técnicos da instituição, inclusive o curso de Metalurgia.
O Decreto nº 2.208 de 17 de abril de 1997 instituiu a independência curricular e na oferta do ensino médio e da educação profissional de nível médio.
Já em 2004, via Decreto nº 5.154 de 23 de julho, retomasse o conceito de articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio, na forma integrada, concomitante ou subsequente ao ensino médio possibilitando, desta forma, a criação do Curso Técnico Integrado em Metalurgia